sábado, julho 23, 2011

Amy Winehouse Jazz



A primeira vez que ouvi Amy Winehouse fiquei impressionada com a sua voz. Há muito tempo eu não escutava uma música em inglês, sem nenhum recurso tecnológico e sem grandes agudos, a chamada pop music. Estava com saudades de ouvir músicas com a de Amy Winehouse, aquela música que você pode ouvir com uma taça de vinho e um queijinho em uma noite fria, como se tivessem tocando na sala de sua casa.




Oh famoso "no no no" me prendeu e adquiri o DVD de Amy Winehouse. Black to Black me impressionou uma notícia que soube na semana que vi o DVD que as pessoas, que a midia e a impressa, fazia um bolão sobre quando esta moça faleceria. Os próprios médicos diziam que se ela não se salvasse morreria cedo. Eu lembro que quando ouvi esta noticia e comprei o DVD ela estava no auge dos 7 indicações para o Gramys, 5 deles ganhos se não me engano, e com apenas 23 anos, eu disse 23 anos. Ela mesma disse tomo droga.




Posterior a isto, vi uma paródia do Pânico sobre a Amy Winehouse brigando, chutando lixo. Eu pensei nossa esta é mesma menina que tem esta voz forte, engraçado inclusive o corpo de Amy Winehouse com certeza não tinha nada a ver com a voz forte desta menina. Fui pesquisar a vida dela.


Morreu de amor e não de drogas. Amou o cara que a levou ao auge, ao céu e ao inferno. Amou verdadeiramente uma única vez. Viveu 100 anos em 27.

Casou-se uma vez só e uma única vez amou. Um amor que não só a erguia como também a destruia. Escreveu cartas e cartas para o marido preso justamente por drogas. Como ela também presa várias vezes.


Voz única, beleza exótica, jazz a flor da pele. No No No.. rs não sabemos mesmo cuidar destas raridades com o cuidado que merecem. A responsabilidade é do staffs, do séquilo, daqueles que seguem estas pessoas talentosas, o dinheiro manda, faz e o ser humano fica por trás. Por que eles se destróem com tanta facilidade? Será a timidez uma prisão e a mídia um carrasco. Foi tão horroroso saber que havia bolões para competir quem descobriria o dia da sua morte, como foi maravilhoso saber que existem cantoras que podem cantar sem qualquer recurso, sem qualquer equipamento, e nem sequer de instrumento, Amy Winehouse não precisa nem de instrumento.




O que era aquela banda dela? O que eram aqueles blacks vocals rs digo blacks porque eram três homens com uma sonoridade absurda, uma sincronia nos gestos, na dança, na força, o que era aquele show. Por muitas vezes Amy Winehouse parecia cantar para si mesma, sem nem ligar para a platéia que estava assistindo. Ela virava as costas, tomava seu veneno - bebida - que aos poucos ia levando-a embora. Mas, era uma maneira de tentar superar o nervosismo de enfrentar grandes platéias já que Amy Winehouse era uma cantora tipica de jazz e blues, gostava de pubs, pequenas apresentações, com pequenas platéias, porém sua voz única não podia passar em vão.



Mas, um talento disperdiçado e não sabemos os motivos. A hipótese é que os amigos que aparecem agora esqueceram de ligar, de telefonar, de lhe dar um bom dia, uma falha muito grande que todos nós cometemos, principalmente, neste momento que segundo noticias ela havia escrito uma carta ao seu único marido, amor de sua vida, que ainda o amava, e ele continua preso se não me engano, pelo menos foi uma das noticias que vimos na internet a tempos atrás, e até nem sabemos o que é verdade ou não. Talvez porque faltou coragem para a familia interceder, interditar, tentar salvar, porque talentos com Amy virão ícones até para a própria família, criaturas irreais e por muitas vezes intocadas.



Escrevo este texto para mais uma vez pedir que a midia tome cuidado, que as gravadoras sejam responsabilizadas, mas principalmente, demonstrar minha indignação. Desde do dia que ouvi dizer que torciam pela morte dela, eu torci para que ela sobrevivesse, porque nunca tinha visto tanto talento. Pena que a torcida por mais uma escândalo, pena que a torcida pela sua morte tenha vencido. Espero que o legado dela console seus fãs, mas que principalmente Amy Winehouse encontre a paz que tanto seu coração que amou verdadeiramente uma única vez, tanta almeja. Mais uma artista, Cássia Eller que o diga que não vi no palco e adoraria ver...

2 comentários:

anynha disse...

a Amy Winehouse era bonita sua voz era encantadora mas Deus des o que achou melhor o levou para o lugar certo não ia adiantar nada ela ficar viva mas pra nós morta sempre fui uma garota que gostava de música internacional com as delas agora o que nos resta é continuar ouvindo sempre as mesmas músicas pq não vai ter Amy Winehouse pra inventar mas, mas o pai dela tem razão as ultimas palavras dele foram durma bem meu anjo mas ela tem que descançar pelo resto do mundo e eu queria diser que ela pode estar morta ou viva eu nunca vou deixar de gostar dela pq ela falheceu gostaria de vc agora Amy Winehouse no céu dando sofrimento mas alivio pro seus pais mas sei que vc viva ou morta fas parte da sua familia sua vida sua casa sua mãe seu pai as suas musicas Amy Winehouse descançe bem para a proxima encarnação bjus de uma fã que nunca vai te esquecer pq vc fas parte do meu ♥

anynha disse...

AMY WINEHOUSE NÃO SE ESQUEÇA DE MIM PQ SEI QUE FOMOS GRANDES AMIGAS GRANDES MESMO EU TE ADORO MUITO MINHA MELHOR EU NUNCA VOU TE ESQUECER SUAS FOTOS ESTÃO GUARDADAS COM UM GRANDE AMOR NUM LEGAR ONDE NIMGUÉM PODERÁ ME ROUBAR NO CORAÇÃO (♥) VC É MUITO ESPECIAL PARATODS OS SEUS FAMILIARES TCHAU DESCANÇE EM PAZ SEM DROGAS SEM AQUELE MALDITOO QUE DISSE QUE QUERIA LIVRAR VC DAS DOGRAS MAS ELE QUEM TE COLOCOU NESSE ROLO ELE VAI PAGAR CARO POR ISSO Amy DEUS ESTAS CONTIGO AGORA NIMGUEM PODERA LHE MACHUCAR DEUS PROTEGE MINHA QUERIDA TCHAU EU TE AMOO MUITO MUITO BJU ♥