Outro dia houve de uma salesiano a definição da fé. Uma definição clara e objetiva da representatividade da fé para o ser humano.
Fé não é crer, porque crer vem de crença, religião, instituicão e fé é uma opção individual que resume-se em duas realidades:
1. Motivação para chegar em algum lugar.
2. Enxergar-se já neste lugar.
A fé independe da religião porque se sentimos dentro de nossos corações estas duas realidades e impulsinamos nossas forças para alcança-las nós somos pessoas de fé. Um exemplo, uma pessoa que deseja se formar em uma faculdade, ela tem fé que vai conseguir atingir aquilo então busca a motivação para enfrentar trânsito, dinheiro entre outros obstáculos para buscar isto e já se enxerga com o canudo do diploma na mão daqui há alguns anos.
É tão importante esta definição. Significa não só a libertação de dogmas e preconceitos como também A SALVAÇÃO HUMANA. Todas as guerras, todos os conflitos hoje são justificados pela religião, pela crença, pela FÉ. Quando a aldeia global entender que a FÉ ela não é institucionalizada e que a Igreja verdadeira é de TODOS que sentem FÉ. As guerras vão acabar, e que neste sentido cada um tem a sua representatividade... as pessoas não ficariam assustada ao ver fotografia de Chico Xavier lendo o Evangelho, ou um padre visitando e orando junto a evangélicos, todos conseguirão cultuar a FÉ. Saber o que realmente significa a fé auxilia a nos encontrar como pessoas e nos identificar como seres humanos, buscando dentro de nós a motivação e nos projetando a ela.